domingo, 5 de junho de 2011

FRANK DUFF- FUNDADOR DA LEGIÃO DE MARIA

Frank Duff nasceu em Dublin-Irlanda no dia 07/06/1889 ,dois dias depois foi batizado com os nomes de Francis Michael. Era Domingo de Pentecostes, a solene festa do Espírito Santo . Seus pais Jonh Duff e Letitia Susan Freehill tiveram 07 filhos, Frank foi o primogênito,duas irmãs morreram muito novas ,quatro cresceram com Frank : John, Isabel, Ailis e Sara.Pouco se sabe da infância de Frank.Ele gostava de atividades desportivas,estudou no primário em uma escola particular, dirigida por religiosas.
Aos 19 anos ,terminou os estudos e requereu emprego no funcionalismo civil ,como os seus pais. Desempenhou cargos importantes ,trabalhou nos Ministérios da Agricultura e das Finanças. Muito religioso, frequentava as missas diárias. Escreveu um folheto-Podemos nós ser santos ? Através de um amigo foi convidado para fazer parte da Sociedade de São Vicente de Paulo ,a Sociedade revelou-se de suma importância para a Legião de Maria no que diz respeito a estrutura (orações, leitura espiritual, ata e realização de trabalhos ).
Na paróquia que Frank frequentava, aos domingos em uma sala serviam refeições para crianças pobres ,algumas mulheres costumavam ajudar ,elas faziam parte da Comissão que se reuniam uma vez por mês para organizar atividades, Frank era o representante. Em uma das reuniões de grupo, um senhor relatou a visita que fizera ao Hospital da União ,comovendo a todos diante as dificuldades que ele e outro irmão vicentino encontraram,principalmente a ala feminina que necessitava de cuidados,pois os homens cuidavam da ala masculina.As mulheres se prontificaram, entre elas estava Elizabeth Kirwan.
A reunião foi marcada para quarta -feira ás 20:00 h, sendo a Presidente do grupo a Senhora Kirwan e o Padre Michael Toher, o Diretor Espiritual. No dia da reunião, compareceram umas quinze pessoas que foram surpreendidas por um pequeno altar de Nossa Senhora das Graças colocada em cima da mesa. A reunião aconteceu no dia 07/09/1921.No princípio o grupo recebeu o nome de Associação de Nossa Senhora da Misericórdia e em novembro de 1925 com incentivo de Frank o grupo passa a ter o nome de LEGIÃO DE MARIA.
Frank realizou muitos trabalhos em prol dos mais necessitados, escreveu livros, se dedicou a expandir a Legião.Cumpriu a sua Missão.Faleceu em 07/11/1980. (Cf. Um pioneiro do Apostolado Laical- Hilde Firtel ). Rezemos pela Beatificação de Frank Duff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário