sábado, 25 de junho de 2011

SÃO PEDRO E SÃO PAULO PADROEIROS DA LEGIÃO

Como Príncipe dos Apóstolos São Pedro é, por excelência, o padroeiro de uma organização apostólica. Foi o primeiro Papa, mas representa toda a ilustre série de Pontífices até ao Santo Padre atual. Invocando São Pedro, expressamos uma vez mais a fidelidade da Legião a Roma , centro de Fé, fonte da autoridade, da disciplina e da unidade.

Uma alma que pretende ganhar as outras deve ser grande, imensa como o oceano: para converter o mundo é necessário ter uma alma maior que o mundo. Tal era São Paulo desde o dia em que uma luz celeste repentinamente o envolveu, lhe penetrou na alma e o inflamou no desejo ardente de encher a terra com a fé e o nome de Cristo. O seu nome resume a sua obra - Apóstolo dos Pagãos. Trabalhou incansavelmente até que a espada do carrasco entregou o seu espírito incansável nas mãos de Deus; mas os seus escritos sobreviveram e para sempre hão de viver, continuando a sua missão.


É costume da Igreja colocá-lo sempre junto com São Pedro nas suas orações, o que para ele constitui grande glória. Nada mais justo,pois ambos consagraram Roma com o seu martírio.A festa de São Pedro e São Paulo celebra-se a 29 de junho. ( Cf. Manual ,cap. 24, ítens 8 e 9 ).

quarta-feira, 15 de junho de 2011

SÃO JOÃO BATISTA - PADROEIRO DA LEGIÃO DE MARIA

Os Evangelistas (Mc 1,2 ; L c 7,24 e Mt 11,10 ) reconhecem João Batista como precursor de Jesus .Conforme está escrito nos livros dos Profetas Isaías 40, 3 e Malaquias 3,1. João Batista foi o primeiro de todos os legionários , o precursor de Jesus , - indo à sua frente preparar os caminhos e endireitar os atalhos. Foi um modelo de inabalável firmeza e dedicação à sua
causa , pela qual estava disposto a morrer.

O fato de só a 18 de dezembro de 1949 se ter introduzido oficialmente São Jõao Batista entre os Padroeiros da Legião é sem dúvida um fato estranho e de explicação nada fácil. Com efeito, se tirarmos São José ,nenhum outro Santo Padroeiro está mais intimamente ligado ao programa legionário de piedade.

João Batista foi um dos elementos mais importantes da missão do Salvador. Ora, todos os elementos desta missão devem estar presentes no sistema que procura reproduzi-la . O Precursor não pode faltar. Quereriam Jesus e Maria aparecer em cena, faltando João para os apresentar? Reconheçam os (as) legionários (as) o lugar especial de São João Batista e permitam-lhe continuar a sua missão por uma ardente confiança na sua proteção.

São João Batista tem duas festas: a da Natividade, a 24 de junho, e a do Martírio, a 29 de agosto. ( Cf. Manual,cap. 24 ,ítem 7 ,pags 141 a 142 ).

domingo, 5 de junho de 2011

FRANK DUFF- FUNDADOR DA LEGIÃO DE MARIA

Frank Duff nasceu em Dublin-Irlanda no dia 07/06/1889 ,dois dias depois foi batizado com os nomes de Francis Michael. Era Domingo de Pentecostes, a solene festa do Espírito Santo . Seus pais Jonh Duff e Letitia Susan Freehill tiveram 07 filhos, Frank foi o primogênito,duas irmãs morreram muito novas ,quatro cresceram com Frank : John, Isabel, Ailis e Sara.Pouco se sabe da infância de Frank.Ele gostava de atividades desportivas,estudou no primário em uma escola particular, dirigida por religiosas.
Aos 19 anos ,terminou os estudos e requereu emprego no funcionalismo civil ,como os seus pais. Desempenhou cargos importantes ,trabalhou nos Ministérios da Agricultura e das Finanças. Muito religioso, frequentava as missas diárias. Escreveu um folheto-Podemos nós ser santos ? Através de um amigo foi convidado para fazer parte da Sociedade de São Vicente de Paulo ,a Sociedade revelou-se de suma importância para a Legião de Maria no que diz respeito a estrutura (orações, leitura espiritual, ata e realização de trabalhos ).
Na paróquia que Frank frequentava, aos domingos em uma sala serviam refeições para crianças pobres ,algumas mulheres costumavam ajudar ,elas faziam parte da Comissão que se reuniam uma vez por mês para organizar atividades, Frank era o representante. Em uma das reuniões de grupo, um senhor relatou a visita que fizera ao Hospital da União ,comovendo a todos diante as dificuldades que ele e outro irmão vicentino encontraram,principalmente a ala feminina que necessitava de cuidados,pois os homens cuidavam da ala masculina.As mulheres se prontificaram, entre elas estava Elizabeth Kirwan.
A reunião foi marcada para quarta -feira ás 20:00 h, sendo a Presidente do grupo a Senhora Kirwan e o Padre Michael Toher, o Diretor Espiritual. No dia da reunião, compareceram umas quinze pessoas que foram surpreendidas por um pequeno altar de Nossa Senhora das Graças colocada em cima da mesa. A reunião aconteceu no dia 07/09/1921.No princípio o grupo recebeu o nome de Associação de Nossa Senhora da Misericórdia e em novembro de 1925 com incentivo de Frank o grupo passa a ter o nome de LEGIÃO DE MARIA.
Frank realizou muitos trabalhos em prol dos mais necessitados, escreveu livros, se dedicou a expandir a Legião.Cumpriu a sua Missão.Faleceu em 07/11/1980. (Cf. Um pioneiro do Apostolado Laical- Hilde Firtel ). Rezemos pela Beatificação de Frank Duff.