domingo, 29 de maio de 2011

BEM AVENTURADA DULCE DOS POBRES

Nasceu em Salvador a 26/06/1914 e morreu na mesma cidade em 13/03/1992 com complicações respiratórias .Irmã Dulce passou por 03 hospitais e sofreu durante 16 meses nos leitos desses hospitais.Em 20/10/1991 recebeu a visita do Papa João Paulo II ,que na época estava em Salvador.Ela começou seu serviço social na sua própria casa com apenas 13 anos, atendendo mendigos e enfermos . Depois de alguns anos entra para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus ( com 19 anos ).A maior parte de sua vida como freira ,passou cuidando de enfermos desabrigados.Para isso construiu um albergue num antigo galinheiro que ficava nos fundos do Convento Santo Antônio,na cidade baixa,onde hoje é o Hospital Santo Antônio.

Em 2000, o Papa João Paulo II a declarou Serva de Deus. Em 2009 foi declarada VENERÁVEL pelo Papa Bento XVI .E no dia 22/05/2011 recebeu o título de Beata pelo mesmo Papa Bento XVI. AS Obras Sociais Irmã Dulce foram criadas em 1949 com o objetivo de AMAR E SERVIR aos mais pobres, atendem mais de 03 milhões de pessoas por ano. O atendimento é gratuito na área de Saúde, Educação e Assistência Social ,e se desenvolve através de 15 núcleos, sendo o principal : Hospital Santo Antônio.
O Milagre para a Beatificação - Ocorreu na cidade de Itabaiana (SE) em janeiro de 2001 ,quando uma mulher por nome Cláudia ,após o parto do seu segundo filho Gabriel , sofreu hemorragia e foram 18 horas de tensão na Maternidade São José ,onde foram realizadas 03 cirurgias na tentativa de estancar a hemorragia, sem sucesso,sendo desenganada pelos médicos. O Padre José de Menezes ,amigo da família , visitou Cláudia e perguntou se ela acreditava na intercessão
de Irmã Dulce,ela disse sim e em seguida o Padre entregou um santinho de Irmã Dulce com oração de intercessão,colocado no seu leito, acompanhada também de uma corrente de oração motivada pelo Padre,familiares e amigos.A hemorragia cessou algumas horas depois.A recuperação rápida impressionou a equipe médica. Hoje Cláudia tem 41 anos e Gabriel 10, ambos saudáveis .O caso foi reconhecido pelo vaticano em janeiro de 2009,o que acelerou a Beatificação de Irmã Dulce ( agora, mais um milagre e ela será declarada SANTA ).


Pe. Marcos Antônio, C.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário